Seja um parceiro

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Reciclando com artesanato

Um dos principais desafios ambientais da atualidade é, sem dúvida, a grande quantidade de resíduos gerados pela população. Em paralelo a isso, existe um problema grave, que é a falta de reciclagem ou reaproveitamento dos produtos descartados. Dados divulgados pela Abrelpe, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, demonstram que a quantidade de lixo produzido no Brasil bate recordes anuais sucessivamente.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2018/2019, documento divulgado pela Abrelpe, a geração total de resíduos sólidos urbanos, no Brasil, foi de 79 milhões de toneladas. O aumento é de pouco menos de 1% em relação ao ano anterior, totalizando cerca de 540 mil toneladas por dia.

Nesse contexto, é fundamental explorar medidas que auxiliem a melhora do quadro ambiental brasileiro, como a reciclagem. Afinal, grande parte do lixo produzido é descartado incorretamente, causando impactos negativos à sociedade.

Pensando nisso, apresentaremos, neste artigo, o que é a reciclagem, qual a sua origem e importância, como é o panorama da reciclagem no Brasil e como reciclar os principais produtos descartados, bem como outras informações relevantes. Continue a leitura e confira!




O que é reciclagem?

Reciclagem é o termo utilizado para o ato de reaproveitamento de materiais para a confecção de um novo produto, seja ele com a mesma função ou com uma finalidade diferente do original. O conceito de reciclar serve para itens feitos de elementos que podem retornar ao seu estado original, ou seja, serem transformados novamente em matéria-prima para o desenvolvimento de novos itens.

Para tanto, o resíduo que seria descartado é transformado, por meio de mudanças em seu estado físico, físico-químico ou biológico, para que se torne novamente matéria-prima de um novo produto. Desse modo, podemos dizer que reciclar é diferente de reutilizar. Isso porque a reutilização consiste no emprego de determinado produto para outros fins, sem que ele passe por processos que modifiquem sua estrutura básica.

Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/reciclagem-no-brasil/